Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/175
Título: Responsabilidade civil da indústria do tabaco, defeito de informação e nexo causal
Autor(es): Lima, Tulius Marcus Fiuza
Orientador(es): Khouri, Paulo Roberto Roque Antônio
Palavras-chave: Responsabilidade Civil;Indústria de Tabaco;Nexo Causal;Direito à Informação
Citação: LIMA, Tulius Marcus Fiuza. Responsabilidade civil da indústria do tabaco: defeito de informação e nexo causal. Brasília, 2011. 79f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público
Resumo: A presente monografia tem como escopo demonstrar a aptidão do ordenamento jurídico pátrio para fundamentar condenações judiciais contra a indústria do fumo, pautada na responsabilidade civil pelo fato do produto, especialmente quanto à falta, ou omissão intencional, de informação, clara e precisa, sobre os malefícios causados pelo consumo de cigarro que matam milhares de usuários a cada ano. Para melhor ilustrar o tema, se mostrará as características do produto cigarro e seu poder viciante; a questão da licitude da comercialização do produto como excludente de responsabilidade; fatores externos que influenciam o livre arbítrio do consumidor em iniciar o fumo e o descumprimento do dever de informação da indústria do tabaco sobre os riscos de se consumir o cigarro. Dando fecho, serão abordados aspectos processuais relacionados ao nexo causal entre o ato de fumar e as enfermidades acometidas para, ao final, se concluir pela responsabilidade civil das indústrias do tabaco. Não obstante, a presente monografia procura descaracterizar cada um dos principais argumentos utilizados pela jurisprudência que atualmente se formou no país em favor das poderosas fabricantes de cigarros.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito em Contratos e Responsabilidade Civil, do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/175
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Tulius Marcus Fiuza Lima.pdf663.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.