Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1821
Título: Autonomia da PMDF em expedir auto de infração Ambiental.
Autor(es): Rodrigues, Luís Henrique de Barros
Palavras-chave: Meio Ambiente, Distrito Federal;Política Nacional de Meio Ambiente;Meio Ambiente, Auto de Infração;Polícia Militar, Distrito Federal
Editor: IDP/EDB
Citação: RODRIGUES, Luís Henrique de Barros. Autonomia da PMDF em expedir auto de infração Ambiental. Brasília: IDP/EDB, 2015. 61f. -Monografia(Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Este trabalho, de forma resumida, buscou analisar os aspectos legais e as hipóteses de, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), mediante o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), em ter autonomia para expedir auto de infração ambiental, como meio auxiliar de coibir o avanço dos crimes ambientais ocorridos nos limites geográficos do Distrito Federal. Buscou-se por meio de legislação própria e pesquisa bibliográfica, comprovar a competência legal da PMDF, em ter tal autonomia administrativa, pois chegou-se a conclusão que este é órgão pertence ao Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) mediante amparo legal previsto no art. 6 º , V, da Lei Federal 6.938, de 31 de agosto de 1981, combinado com o art. 70, § 1º, da Lei Federal 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Sugeriu-se a necessidade de alteração da Lei Distrital de número 41, de 13 de setembro de 1989, a qual dispõe sobre a Política Ambiental do Distrito Federal, devendo esta, prevê o BPMA com poder de polícia, competente para fiscalizar e proteger o meio ambiente, e ainda, expedir auto de infração ambiental, e ao final regulamentar as atividades do Batalhão mediante Decreto Distrital. Por fim, buscar-se-á indicar no efetivo do BPMA, militares com capacidade técnica e conhecimento na área das ciências biológicas e afins, para treinamento, estudo e capacitação com vistas a serem os precursores no preenchimento e acompanhamento dos procedimentos administrativos do auto de infração.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Direito Administrativo, no curso de Pós-Graduação Lato sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1821
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Luis Henrique de Barros Rodrigues.pdf753.2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.