Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1825
Título: Os limites constitucionais para a criação e nomeação de cargos comissionados na Administração Pública.
Autor(es): Santos, Jonas Sudy dos
Palavras-chave: Cargo Público;Cargo Público, Comissionado;Cargo Público, Limites Constitucionais;Cargo Público, Acessibilidade
Editor: IDP/EDB
Citação: SANTOS, Jonas Sudy dos. Os limites constitucionais para a criação e nomeação de cargos comissionados na Administração Pública. Brasília: IDP/EDB, 2015. 68f. -Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: A constituição federal de 1988 estabeleceu como regra que o provimento aos cargos públicos deve se dar por meio de concurso público de provas e títulos. Esta regra, também chamada de princípio do concurso público foi uma ação importante para evitar que administradores públicos distribuam os cargos públicos como se fossem seus. Por outro lado a constituição estabeleceu que excepcionalmente o provimento dos cargos na Administração Pública pode se dar em comissão, com livre provimento e exoneração, mas nesse caso, a constituição estabeleceu como limites que a criação e nomeação para cargos comissionados se destinem somente à funções de direção, chefia e assessoramento. Fora dessas hipóteses poder-se-á estar diante de afronta ao princípio do concurso público, bem como de outros princípios constitucionais. Assim sendo, faz se necessário o controle do poder judiciário, principalmente do Supremo Tribunal Federal, que, como guardião da constituição federal deve julgar a constitucionalidade dos casos de criação e provimento de cargos comissionados que lhe forem submetidos, de acordo com os ditames da constituição federal.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Administrativo no curso de Pós-Graduação Lato sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público-IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1825
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Jonas Sudy dos Santos.pdf295.67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.