Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1826
Título: A utilização de meios alternativos de solução de conflitos e o direito do trabalho: análise de conciliação em fase do princípios da proteção laboral e da indisponibilidade dos direitos trabalhistas.
Autor(es): Barros, Aline de Carvalho
Palavras-chave: Conciliação, Direito do Trabalho;Solução de Conflito, Direito do trabalho;Solução de Conflito, Mediação;Solução de Conflito, Negociação;Solução de Conflito, Arbitragem
Editor: IDP/EDB
Citação: BARROS, Aline de Carvalho.A utilização de meios alternativos de solução de conflitos e o direito do trabalho: análise de conciliação em fase do princípios da proteção laboral e da indisponibilidade dos direitos trabalhistas. Brasília: IDP/EDB, 2015. 48f -Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Este trabalho analisa o instituto da conciliação à luz do direito do trabalho, em especial em face dos princípios da proteção e da indisponibilidade do direito trabalhista. Busca-se delinear a importância da conciliação como meio alternativo de solução de conflitos na esfera judicial e extrajudicial e estabelecer uma interlocução com o direito laboral, tendo como foco dois dos principais alicerces do ordenamento jurídico-trabalhista, quais sejam, o princípio protetivo, que tem como objetivo conferir superioridade jurídica ao trabalhador em razão da sua intrínseca condição hipossuficiente na relação laboral, e o princípio da indisponibilidade dos direitos trabalhistas, por meio do qual se assegura ao trabalhador a manutenção de vantagens e direitos dos quais não pode abrir mão, mesmo que seja de sua vontade. Nesse contexto, aborda-se a compatibilidade entre a conciliação e o direito do trabalho, com as limitações decorrentes da própria essência da relação laboral, mas sem perder o caráter pacificador, racional e democrático desse meio alternativo de solução de conflitos.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho no curso de Pós-graduação Lato sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1826
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Aline Carvalho Barros.pdf402.14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.