Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1829
Título: (Des) cabimento do honorários advocatícios na justiça do trabalho e suas limitações.
Autor(es): Monteiro, Hygor dos Santos
Palavras-chave: Advogado, Honorários;Honorário, Advocaticios;Jus Postulandi, Advogado;Acesso à Justiça;Advogado, Direito do Trabalho
Editor: IDP/EDB
Citação: MONTEIRO, Hygor dos Santos. (Des) cabimento do honorários advocatícios na justiça do trabalho e suas limitações. 2015. 50f. Monografia (Especialização).- Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho analisa a possibilidade de ocorrer, nas ações trabalhistas decorrentes de relação de emprego, a condenação da parte vencida ao pagamento de honorários advocatícios em face da mera sucumbência, independentemente de a parte vencedora ser, ou não, beneficiária da assistência judiciária e de subsistir, ou não, o jus postulandi das partes no direito processual do trabalho. Discussão acentuada em razão da ampliação da competência da Justiça do Trabalho que põe em evidência a dificuldade prática e teórica de se manter o entendimento sobre a sucumbência e suas consequências naquelas demandas trabalhistas. Examina-se pontos como: a cronologia da relação sucumbência e honorários advocatícios no ordenamento jurídico e sua inserção no Direito do Trabalho; o jus postulandi como importante instrumento de acesso à justiça, dentre outros. Por fim, elabora-se, uma breve análise do Projeto de Lei nº 3.392/2004 referente a adoção do jus postulandi, como exceção, e a sucumbência na Justiça do Trabalho, como regra.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho no curso de Pós-Graduação Lato sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1829
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Hygor dos Santos Monteiro.pdf292.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.