Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1839
Título: A proporcionalidade na aplicação da penalidade de multa no processo administrativo distrital
Autor(es): Dani, Rafael Mendes
Palavras-chave: Processo Administrativo;Princípio da Proporcionalidade;Multa
Editor: IDP/EDB
Citação: DANI, Rafael Mendes. A proporcionalidade na aplicação da penalidade de multa no processo administrativo distrital Brasília: IDP/EDB, 2014. 82f. Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: A Administração Pública, quando da contratação de empresas na esfera distrital, está sujeita a ter cláusulas contratuais violadas por parte dos contratados, o que pode ocasionar a instauração de um processo administrativo, nos termos do Decreto Distrital Nº 26.851/2006, no qual a empresa pode ser penalizada, entre outras sanções, com uma multa, que tem a sua gradação variada de acordo com o tempo e/ou tipo de violação. A autoridade competente, conhecido como Ordenador de Despesas, precisa ter sempre o foco no Princípio da Proporcionalidade, de forma que a sanção não seja demasiada, acarretando injustiça. Desta forma, este princípio constitucional implícito vêm estampado tanto na Lei de processo administrativo federal, quanto na distrital, necessitando que a pequena margem discricionária, qual seja, a sobreposição de penalidades, seja utilizada com parcimônia pelo agente público, pois caso contrário ocorrerá uma extrapolação da medida, que fatalmente será reformada pelo Judiciário. A proporcionalidade é essencial na aplicação da penalidade de multa.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialização em Direito Administrativo no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1839
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_RAFAEL MENDES DANI.pdf301 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.