Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1875
Título: A responsabilidade do gestor de contrato administrativo perante o Tribunal de Contas da União pela não aplicação de sanção à controlada inadimplente.
Autor(es): Bandeira, Taís Werner Maia
Palavras-chave: Contrato Administrativo;Contrato Administrativo, Inadimplencia;Contrato Administrativo, Gestor;Contrato Administrativo, Controle;Contrato Administrativo, Tribunal de Contas da União
Editor: IDP/EDB
Citação: BANDEIRA, Taís Werner Maia.A responsabilidade do gestor de contrato administrativo perante o Tribunal de Contas da União pela não aplicação de sanção à controlada inadimplente. Brasília: IDP/EDB, 2014. 57f. -Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente estudo visa precipuamente analisar a responsabilidade do gestor de contratos perante o Tribunal de Contas da União, por deixar de tomar as medidas cabíveis para aplicação de sanção administrativa ao particular contratado, em razão de inadimplemento contratual. Desta maneira, a pesquisa apresenta o instituto da licitação pública, como um meio para atingir a finalidade pública, os princípios básicos dos contratos administrativos, conceito de contrato administrativo e suas características. Passa para o estudo do gestor de contratos, apresentando a distinção entre fiscal e gestor de contratos. Mais além, o estudo se aprofunda na responsabilidade do gestor de contratos e a aplicação de sanção administrativa ao contratado inadimplente. Posteriormente, é apresentado a competência do Tribunal de Contas da União para realizar o controle administrativo dos contratos administrativos, e a responsabilização do gestor de contratos em razão de não aplicar sanção às contratadas que descumpriram qualquer das cláusulas contratuais avençadas. Com o intuito de corroborar com a pesquisa, foram apresentadas jurisprudências do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal de Contas da União responsabilizando o gestor de contratos por sua inércia em não aplicar sanção administrativa nas contratadas inadimplentes.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Administrativo no curso de Pós- Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1875
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Tais Werner Maia Bandeira.pdf444.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.