Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1894
Título: A responsabilidade civil extracontratual do Estado e os reflexos da superlotação carcerária no Distrito Federal.
Autor(es): Costa, João Paulo Santana Nova da
Palavras-chave: Responsabilidade do Estado;Responsabilidade Civil;Sistema Penitenciário, Distrito Federal;Sistema Penitenciário, Superlotação, Distrito Federal;Dano Material;Dano Moral
Editor: IDP/EDB
Citação: COSTA, João Paulo Santana Nova da. A responsabilidade civil extracontratual do Estado e os reflexos da superlotação carcerária no Distrito Federal. Brasilia: IDP/ EDB, 2015. 84f. - Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Pretende-se debater a responsabilidade civil extracontratual do Estado diante da realidade em que vivem os presos, sobretudo em vista da população carcerária do Complexo Penitenciário da Papuda (considerando os homens maiores de 18 anos), que está sujeita a condições e tratamento bem diferentes do que é previsto na Constituição Federal de 1988, na Lei de Execução Penal e nas normas de direito internacional que resguardam os direitos humanos. Por isso, faz-se uma análise do instituto da responsabilidade civil, passando brevemente pelo histórico de sua evolução nas Constituições pátrias, pelos atuais debates doutrinários quanto ao tipo de responsabilidade a ser aplicada nos casos de omissões estatais, comentando os seus pressupostos, e finalmente chegando até a aplicação do instituto face a problemática trazida. Para tanto, analisa-se os dados do Sistema Penitenciário do Distrito Federal em contraponto com o que está previsto na legislação pátria, para que se faça uma reflexão, levando em consideração a visão dos nossos Tribunais Superiores, do dever de indenizar do Estado pela situação caótica em que se encontram os nossos cárceres que viola um dos pilares da nossa Carta Magna, a dignidade da pessoa humana.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção de Especialista em Advocacia empresarial, Contratos, Responsabilidade Civil e Família no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1894
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Joao Paulo Santana Nova da Costa.pdf482.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.