Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/191
Título: Trabalho escravo rural no Brasil contemporâneo: uma ofensa à dignidade humana.
Autor(es): Silva, Juliana Bernardes da
Orientador(es): Ximenes, Julia Maurmann
Palavras-chave: Trabalho Escravo;Direitos Humanos;Dignidade Humana;Escravidão;Ação Civil Pública
Citação: SILVA, Juliana Bernardes da. Trabalho escravo rural no Brasil contemporâneo: uma ofensa à dignidade humana. Brasília, 2009. 45f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Em que pese o desenvolvimento tecnológico e a modernização dos meios de produção, constata-se no Brasil, ainda, a exploração do trabalhador rural, caracterizando novas formas de trabalho escravo. Assim, ao se considerar que a ordem econômica brasileira está fundada na valorização do trabalho humano, de modo a garantir existência digna a todos, é que se insere a necessidade de respeito à dignidade humana, como marco teórico na luta contra a escravidão contemporânea. Para isso, é preciso que o direito das coletividades acompanhe as mudanças sociais e os problemas que já não atingem somente a um indivíduo, e sim toda a sociedade, devendo reprimir tal prática através dos vários instrumentos de combate. Apresentam-se como instrumentos: fiscalização pelo Poder Executivo, expropriação das terras nas quais se utilize a redução do homem à condição análoga de escravo, e, especialmente, a ação civil pública, por meio da atuação do Ministério Público do Trabalho.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/191
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Juliana Bernardes da Silva.pdf203.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.