Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/197
Título: Relações homoafetivas e direitos fundamentais: uma reflexão acerca da eficácia e aplicabilidade dos princípios da igualdade e da dignidade da pessoa humana.
Autor(es): Santos, Ketulin Angélica Mendes dos
Orientador(es): Jobim, Alexandre Kruel
Palavras-chave: Direitos Humanos;Igualdade;Relações Homoafetivas;Uniões Homoafetivas;Princípios Constitucionais;Princípio da Igualdade;Princípio da Dignidade da Pessoa Humana
Citação: SANTOS, Ketulin Angélica Mendes dos. Relações homoafetivas e direitos fundamentais: uma reflexão acerca da eficácia e aplicabilidade dos princípios da igualdade e da dignidade da pessoa humana. Brasília, 2010. 317f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo procurar e identificar qual o significado de direitos fundamentais, qual a sua relação e importância dentro do ordenamento jurídico pátrio, em relações às novas técnicas de análise e perspectivas do direito como o neoconstitucionalismo e às ações afirmativas dentro de uma pesquisa dogmática no que se refere às relações homoafetivas. Dentro das novas linhas de interpretação constitucional avaliar a sua condição de aplicação e produção de eficácia (aplicabilidade) no âmbito das relações homoafetivas. Avaliar de modo consentâneo a eficácia e aplicabilidade dos direitos fundamentais da igualdade e da dignidade da pessoa humana dentro de um Estado Democrático de Direito, analisando-os principalmente sob o enfoque de colisão entre os seus respectivos núcleos fundamentais, argumentando, para tanto, alguns pontos a respeito da idéia de Estado Democrático e Estado de Direito, dentro das perspectivas das relações em comento.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/197
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Ketulin Angélica Mendes dos Santos.pdf2.49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.