Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1979
Título: A dogmática processual da antecipação de tutela no antigo e no novo código de processo civil.
Autor(es): Oliveira, Gabriela Politano Ribeiro de
Palavras-chave: Antecipação de Tutela;Tutela Definitiva;Tutela Provisória;Tutela Urgência
Editor: IDP/EDB
Citação: OLIVEIRA, Gabriela Politano Ribeiro de. A dogmática processual da antecipação de tutela no antigo e no novo código de processo civil. Brasília: IDP/EDB, 2015. 49f. -Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: A antecipação de tutela é um dos principais e mais controvertidos institutos do direito processual brasileiro, cujo desenvolvimento pragmático se deu a partir do processo cautelar. A compreensão desse instituto em conjunto com as medidas cautelares requeridas no bojo de processos cautelar autônomo há muito suscita discussões doutrinárias. O texto discorre sobre a contextualização da universalização desse instituto processual, e da consequente interpenetração conceitual e jurídica com as medidas cautelares, que levaram a profundos apontamentos de necessidade de aperfeiçoamento pela doutrina, examina os principais aspectos da dogmática das tutelas antecipatórias e cautelares à luz do CPC de 1973 e aborda a essência da disciplina do Novo Código de Processo Civil, que produziu substanciais modificações na dogmática processual da tutela provisória, em busca de maior consistência no regramento das diferentes formas desse tipo de provisão judicial.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Processual Civil no curso de Pós- Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1979
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Gabriela Politano Ribeiro de Oliveira.pdf339.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.