Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/200
Título: O direito à saúde sob o prisma da política de fornecimento de medicamentos.
Autor(es): Nobre, Luciana Oliveira de Almeida
Orientador(es): Ximenes, Julia Maurmann
Palavras-chave: Direito à Saúde;Medicamentos;Direito à Vida;Políticas Públicas;Direito Fundamental
Citação: NOBRE, Luciana Oliveira de Almeida. O direito à saúde sob o prisma da política de fornecimento de medicamentos. Brasília, 2011. 64f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: A Constituição Federal de 1988 elevou o direito à saúde à condição de direito fundamental. Diante de tal contexto, houve o fenômeno da judicialização de prestações positivas de saúde, especialmente no que se refere a medicamentos. A problemática enfrentada diz respeito à atuação do Poder Judiciário em tais demandas, no sentido de estar invadindo a competência do Poder Executivo na criação de política pública, ou se, simplesmente, estaria implementando política pública existente. O exame de casos concretos, conjugado com os esclarecimentos constantes da Audiência Pública da Saúde realizada pelo Supremo Tribunal Federal, ajuda a encontrar respostas à problemática apresentada, inclusive no que tange à necessidade de observância de protocolos clínicos e terapêuticos e registro na ANVISA.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/200
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Luciana Oliveira de Almeida Nobre.pdf238.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.