Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2014
Título: Superior Tribunal de Justiça: negativa de sobrestamento de recursos com matéria idêntica a ADI's e ação repetitivas em trâmite.
Autor(es): Silva, Michelle Najara Aparecida
Palavras-chave: Controle de Constitucionalidade, Brasil;Ação Direta de Inconstitucionalidade;Superior Tribunal de Justiça
Editor: IDP/ EDB
Citação: SILVA, Michelle Najara Aparecida. Superior Tribunal de Justiça: negativa de sobrestamento de recursos com matéria idêntica a ADI's e ação repetitivas em trâmite. Brasília: IDP/EDB, 2016. 40f. -Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Esse trabalho visa discutir os efeitos deletérios da prática predominante do STJ de não sobrestar recursos que tratam de matéria idêntica à ADI que está sendo julgada pelo STF. Embora o foco do trabalho sejam ações de inconstitucionalidade, mormente naquelas em que já há decisão inacabada, a pesquisa perpassa pela mesma situação encontrada nos recursos objetivo de ações repetitivas, tais como recurso repetitivo e recurso extraordinário com repercussão geral. Além da discussão doutrinária sobre a natureza das decisões de inconstitucionalidade não finalizadas, buscou-se realizar uma pesquisa prática dos julgados emanados do STJ, demonstrando o número excessivo de “recursos de suspensão”. Por fim, passa-se às propostas para evitar que recursos sejam manejados com o escopo único de fazer o STJ sobrestar recursos conexos a ADI’s e ações repetitivas, visando a redução de recursos suspensivos.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Processual Civil no curso de Pós- Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/2014
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Michelle Najara Aparecida Silva.pdf355.35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.