Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2039
Título: Segurança jurídica, proteção à confiança e boa-fé: a teoria do fato consumado e as decisões judiciais de caráter liminar ou antecipatória
Autor(es): Oliveira, Diogo Queiroz
Palavras-chave: Teoria do Fato Consumado;Decisões Judiciais;Segurança Jurídica
Editor: IDP/ EDB
Citação: OLIVEIRA, Diogo Queiroz. Segurança jurídica, proteção à confiança e boa-fé: a teoria do fato consumado e as decisões judiciais de caráter liminar ou antecipatória. Brasília: IDP/EDB, 2015. 54f. Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Neste trabalho, será examinada a teoria do fato consumado. O presente estudo terá como objeto os elementos que são discutidos nos Tribunais Superiores (STJ e STF) como relevantes para fundamentar a utilização da teoria do fato consumado e em que medida estes elementos influenciam para que a teoria do fato consumado seja aplicada nos casos em que uma decisão liminar é reformada muito tempo após ter sido proferida. Partir-se-á da análise do conteúdo dos princípios da segurança jurídica, proteção à confiança e boa-fé, a fim de examinar de que forma sustentam a aplicação da teoria do fato consumado, para depois ser investigado especificamente o conteúdo dessa teoria. Tradicionalmente, os citados princípios sempre foram utilizados para proteger o cidadão contra atos do Estado-Administração. A teoria do fato consumado, por sua vez, suscita o debate acerca da possibilidade de se invocar estes princípios contra atos praticados pelo Estado-Juiz que são as decisões judiciais e que devem ser respeitadas pelas partes processuais. Examinam-se a natureza e características das decisões judiciais antecipatórias e em que medida estas características se confrontam com a teoria do fato consumado e os princípios que a fundamentam. Analisam-se, por fim, os julgados do STJ e STF em que se fez referência à teoria do fato consumado a fim de se examinar em que medida os elementos acima citados influenciam na aplicação ou não dessa teoria.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Administrativo no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/2039
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Diogo Queiroz Oliveira.pdf490.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.