Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2042
Título: A legalidade e legitimidade dos regulamentos e normativos produzidos pelas agências reguladoras independentes brasileiras.
Tipo: Monografia de especialização
Autor(es): Bischoff, Nelson
Palavras-chave: Agencia Reguladora, Legalidade;Agencia Reguladora, Legitimidade;Agencia Reguladora Independente;Agencia Reguladora, Poder Regulamentar
Data do documento: 2016
Editor: IDP/ EDB
Citação: BISCHOFF, Nelson. A legalidade e legitimidade dos regulamentos e normativos produzidos pelas agências reguladoras independentes brasileiras. Brasília: IDP/EDB, 2016. 44f. Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente trabalho tem por objeto a análise relativa à legalidade e legitimidade dos regulamentos e normativos produzidos pelas agências reguladoras independentes brasileiras, sem contudo ter por pretensão esgotar o assunto, dada a extensão, complexidade e controvérsias concernentes aos temas envolvidos. Inicialmente são abordados aspectos históricos e contextuais que levaram ao surgimento das agências reguladoras em nosso país. Sequentemente discorre-se sobre pontos sensíveis identificados no moderno debate doutrinário ligados aos princípios da legalidade e da legitimidade. De posse dos conteúdos instrumentalizadores vistos nos estudos anteriores, estreita-se paulatinamente o foco da pesquisa sobre a questão ligada ao poder regulamentar e normativo da Administração, descendo até as especifidades deste poder no tocante aos entes da administração indireta, mais detidamente das autarquias especiais, forma de pessoa jurídica usualmente atribuída às agências reguladoras federais. Elabora-se por fim uma visão panorâmica e sintetizadora do estágio atual em que se encontra o entendimento com respeito a legalidade e legitimidade dos normativos produzidos pelas agências reguladoras independentes no Brasil.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Administrativo no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/2042
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Nelson Bischoff.pdf224.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.