Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/205
Título: O Federalismo, o município e a legislação sobre assuntos de interesse local.
Autor(es): Coutinho, Marcos Dupin
Palavras-chave: Federalismo;Direito Constitucional;Interesse Local;Município, Brasil
Citação: COUTINHO, Marcos Dupin. O federalismo, o município e a legislação sobre assuntos de interesse local. Brasília, 2010. 56f. -Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Esta monografia se propõe a discutir o federalismo brasileiro e, em seu bojo, o regime constitucional do Município, bem como sua competência para legislar sobre assuntos de “interesse local”. Após se traçarem os caracteres jurídicos do Estado Federal, é feito breve escorço da evolução histórica do federalismo, no mundo e no Brasil, em seguida a que se delineia, também brevemente, o esquema de repartição de competências na Constituição de 1988. A situação jurídico-constitucional do Município na atual Constituição é então abordada, após o que se analisa, finalmente, a competência deste ente para legislar sobre assuntos de “interesse local”.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/205
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Marcos Dupin Coutinho.pdf260.63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.