Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/209
Título: Agências reguladoras, legalidade e democracia: um estudo a partir do direito administrativo constitucional.
Autor(es): Philippsen, Melina Barroggi
Palavras-chave: Direito Administrativo;Regulação;Separação de Poderes;Agência Reguladora
Citação: PHILIPPSEN, Melina Barroggi. Agências reguladoras, legalidade e democracia: um estudo a partir do direito administrativo constitucional. Brasília, 2010. 54f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: A presente pesquisa, realizada no âmbito do direito administrativo constitucional, tem como objetivo examinar o modelo de agências reguladoras da prestação de serviços públicos adotado no Brasil e a sua conformação com três princípios estruturantes do Estado brasileiro - a democracia a separação de poderes e a legalidade. O estudo possibilitou compreender a estrutura e a forma de atuação das agências reguladoras, que, por si sós, não representam um déficit democrático incompatível com os princípios consagrados no ordenamento pátrio. As agências reguladoras dão um novo sentido à vedação constitucional à delegação do poder-dever de legislar, no sentido de que a competência transmitida a essas entidades é complementar - não abdicatória - em resposta as demandas geradas pela complexidade social e econômica da atualidade. Entretanto, a conformação das agências reguladoras no Brasil ainda não é um modelo ideal, pois carece de estruturas voltadas a ampliar o espaço de discussão e participação social na tomada de decisões.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/209
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Melina Barroggi Philippsen.pdf278 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.