Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2131
Título: A eficácia erga omnes da decisão declaratória de inconstitucionalidade proferida pelo Supremo Tribunal Federal em sede de controle difuso de constitucionalidade.
Autor(es): Alvarenga, Ivo de Souza
Orientador(es): Galvão, Jorge Octávio Lavocat
Palavras-chave: Controle Difuso de Constitucionalidade;Supremo Tribunal Federal;Eficácia Erga Omne;Declaração de Inconstitucionalidade
Editor: IDP/ EDB
Citação: ALVARENGA, Ivo de Souza. A eficácia erga omnes da decisão declaratória de inconstitucionalidade proferida pelo Supremo Tribunal Federal em sede de controle difuso de constitucionalidade. Brasília: IDP/EDB, 2015. 50f . -Monografia (Graduação). Instituto Brasiliense de Direito Público. Escola de Direito de Brasília.
Resumo: A pesquisa aborda um tema de grande importância para o Direito Constitucional brasileiro. Neste trabalho, analisa-se a legitimidade do Supremo Tribunal Federal para dotar de força de lei suas decisões de mérito proferidas em sede de controle difuso de constitucionalidade. Trata também do uso da Reclamação Constitucional, sua evolução, natureza jurídica e possível cabimento em face de atos normativos contrários às decisões do STF proferidas em sede de controle difuso de constitucionalidade. Conclui que a eficácia geral- erga omnes -da decisão de mérito do STF proferida no controle de constitucionalidade difuso deve ser entendida como uma técnica de decisão inerente ao exercício da jurisdição constitucional e que a Reclamação é uma ação adequada para assegurar a autoridade das decisões do STF dotadas de eficácia geral, contribuindo para a difusão da cultura dos precedentes judiciais vinculantes no direito brasileiro.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Direito como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Direito, da Escola de Direito de Brasília – EDB.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/2131
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Ivo de Souza Alvarenga.pdf527.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.