Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2140
Título: O princípio da eficiência: irregularidades identificadas em fiscalizações realizadas pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal.
Autor(es): Rainha, Raphael Soares
Orientador(es): Silveira, Marilda de Paula
Palavras-chave: Tribunal de Contas do Distrito Federal, Auditoria;Tribunal de Contas do Distrito Federal, Principio da Eficiencia;Tribunal de Contas do Distrito Federal, Gestão Publica
Editor: IDP/ EDB
Citação: RAINHA, Raphael Soares. O princípio da eficiência: irregularidades identificadas em fiscalizações realizadas pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal. Brasília: IDP/EDB, 2015. 52f .- Monografia (Graduação). Instituto Brasiliense de Direito Público. Escola de Direito de Brasília.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a importância do princípio da eficiência no âmbito do Poder Público e o seu relacionamento com os demais princípios que regem a Administração Pública (legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade). Essa análise foi realizada levando-se em conta a opinião de vários doutrinadores brasileiros e os estudos de situações reais relatadas em auditorias operacionais promovidas pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal, nas áreas de ensino, transporte públicos e saúde as quais comprovam as consequências graves, e muitas vezes trágicas, que uma gestão ineficiente pode causar nas ações e políticas públicas destinadas as mais relevantes necessidades da sociedade. Os casos concretos estudados demonstram a correção da decisão do legislador constituinte derivado de, nos termos da Emenda Constitucional nº 19/98, introduziu a eficiência como finalidade básica e essencial do gestor público. Todavia, os estudos informam que, de regra, as entidades e órgãos públicos ainda são geridos por alguns servidores despreparados, o que contribui decisivamente para a péssima qualidade de alguns serviços públicos ofertados pelo Estado à população.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Direito como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Direito, da Escola de Direito de Brasília – EDB.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/2140
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Raphael Soares Rainha.pdf287.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.