Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2142
Título: A impossibilidade de controle difuso de constitucionalidade pelo Superior Tribunal de Justiça em sede recursal especial face à divisão de competência com o Supremo Tribunal Federal.
Autor(es): Velloso, Victor Castro
Orientador(es): Reis, Daniel Gustavo Falcão Pimentel dos
Palavras-chave: Controle de Constitucionalidade;Recursos, Processo Civil;Jurisdicão Constitucional;Superior Tribunal de Justiça, Recursos
Editor: IDP/ EDB
Citação: VELLOSO, Victor Castro. A impossibilidade de controle difuso de constitucionalidade pelo Superior Tribunal de Justiça em sede recursal especial face à divisão de competência com o Supremo Tribunal Federal. Brasília: IDP/EDB, 2015. 77f. -Monografia (Graduação). -Instituto Brasiliense de Direito Público. Escola de Direito de Brasília.
Resumo: O presente trabalho tem por objeto discutir o controle de constitucionalidade no âmbito do recurso especial em vista das divergências em sede doutrinária e jurisprudencial, que tem comprometido a eficácia do sistema recursal, tal como delineado na Constituição Federal. A questão ganhou ainda mais relevo após a Emenda Constitucional nº 45, que passou a exigir a repercussão geral para o conhecimento do recurso extraordinário pelo Supremo Tribunal Federal. Ficou demonstrado o consenso de que não cabe ao Superior Tribunal de Justiça conhecer recurso especial com fundamento na Constituição Federal, pois constitui invasão da esfera reservada ao recurso extraordinário e à competência do Supremo Tribunal Federal. Em outras palavras, não se admite a possibilidade do recorrente apontar como causa de pedir recursal a violação à constituição, sendo necessária a indicação de violação às normas federais infraconstitucionais. Por outro lado, considerável corrente doutrinária e jurisprudencial tem convergido para o entendimento de que, admitido o recurso, o Superior Tribunal de Justiça tem o poder-dever de aplicar o direito à espécie, concretizando as normas constitucionais e infraconstitucionais pertinentes
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Direito como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Direito, da Escola de Direito de Brasília – EDB.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/2142
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Victor Castro Velloso.pdf625.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.