Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2167
Título: Constitucionalidade do cadastro de empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à de escravo: lista suja.
Autor(es): Moraes, Tiago Felipe de
Palavras-chave: Trabalho Escravo;Trabalho Escravo, Denúncia;Direitos Humanos;Direitos Fundamentais
Editor: IDP/ EDB
Citação: MORAES, Tiago Felipe de. Constitucionalidade do cadastro de empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à de escravo: lista suja. Brasíia: IDP/EDB, 2016.104f. Monografia(Especialização)-Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: A presente monografia tem por escopo analisar a constitucionalidade das Portarias 540/2004, 2/2011, 2/2015 e 4/2016 que criaram e mantiveram o Cadastro de empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à de escravo, à luz da Constituição da República Federativa Brasileira de 1988, das normas infraconstitucionais e ainda das convenções e tratados internacionais ratificados pelo Brasil. De início, foi abordado o conceito de trabalho análogo a escravo e suas modalidades, a saber o trabalho forçado e o trabalho degradante, bem como o sistema normativo relativo à matéria. Em sequência, foi analisado o cadastro em si, o diploma que o criou, seu objetivo, atributos, características, e ainda os efeitos práticos dele decorrentes. Por fim, foi examinada a validade das portarias, oportunidade em que foram elencadas todas as irregularidades apontadas ao cadastro, como ofensa aos princípios da legalidade e da reserva legal, do contraditório e da ampla defesa e da presunção de inocência, bem como a afronta ao direito de propriedade, e, em sequência, foram rebatidos todos esses argumentos, com o objetivo de se concluir pela constitucionalidade do cadastro, na medida em que a dignidade da pessoa humana, no caso, do homem-trabalhador, somente poderá ser garantida, caso o Estado, mediante ações afirmativas, realize um contundente combate ao trabalho em condições análogas à de escravo.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional no Curso de Pós-Graduação do Instituto Brasiliense de Direito Público-IDP.
URI: http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2167
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Tiago Felipe de Moraes.pdf657.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.