Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2178
Título: A instituição do Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF) no Brasil.
Autor(es): Gonçalves, Marcília da Silva
Palavras-chave: Imposto sobre Grandes Fortunas;Imposto sobre Grandes Fortunas, Brasil;Imposto sobre Grandes Fortunas , Projetos de Lei, Brasil
Editor: IDP/EDB
Citação: GONÇALVES, Marcília da Silva. A instituição do Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF) no Brasil. Brasília: IDP/EDB, 2016. 56f. - Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente trabalho se propõe a analisar a instituição do Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF) no país, buscando-se verificar, ao final, se seria viável sua instituição no ordenamento jurídico brasileiro. No primeiro capítulo têm o surgimento do IGF no direito brasileiro, com a sua introdução na Constituição de 1988 e, num segundo momento, é elencado os principais projetos de lei complementar apresentados com vistas a regulamentar o IGF e permitir sua efetiva aplicação no Brasil. Na segunda parte do trabalho, faz-se um breve estudo comparado do instituto, observando casos em que a instituição de impostos semelhantes foi exitosa, bem como situações em que tais impostos não foram mantidos pelos governos estrangeiros, devido aos entraves surgidos. No terceiro capítulo, são analisados os pontos que vêm sendo apontados para embasar os posicionamentos favoráveis e contrários à instituição do IGF. Por fim, têm-se a conclusão a partir da contraposição dos mencionados argumentos, na qual aponta que as repercussões positivas da aplicação do IGF superam os seus efeitos negativos. Destarte, ainda que a instituição do imposto não seja tarefa fácil, acredita-se que a tentativa é válida.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Tributário e Finanças Públicas, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2178
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Marcilia da Silva Gonçalves.pdf469.44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.