Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2251
Título: O estrito cumprimento de dever legal como causa de exclusão da tipicidade conglobante.
Autor(es): Kalkmann, Tiago
Orientador(es): Almeida, André Vinícius de
Palavras-chave: Direito Penal, Cumprimento do Dever Legal;Direito Penal, Teoria da Tipicidade Conglobante;Antijuricidade
Editor: IDP/EDB
Citação: KALHMAN, Tiago. O estrito cumprimento de dever legal como causa de exclusão da tipicidade conglobante. brasília: IDP/EDB, 2017. 38f. -Artigo(Especialização)-Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente artigo estuda o cumprimento de dever legal, extraindo os pressupostos de incidência, a análise doutrinária e as contradições derivadas de sua consideração como causa de justificação. Em primeira análise, revela-se que o estrito cumprimento de dever legal é ontologicamente diferente das demais causas de exclusão da ilicitude; além disso, apresenta diferente forma de análise e de aplicação. Apresentando os pressupostos da teoria da tipicidade conglobante, entende-se que é possível corrigir a tipicidade meramente legal para excluir de sua abrangência condutas que não se afiguram antinormativas, considerando que a norma se antepõe ao tipo e deve ser analisada em consonância com todo o ordenamento jurídico. Aplicada análise conglobada da tipicidade, excluem-se, de plano, aquelas condutas realizadas em estrito cumprimento de dever legal, pois, antes de serem antinormativas, cumprem o dever imposto pela norma. O reenquadramento do instituto para o plano da tipicidade, além de resolver contradições teóricas de sua análise, resolve problemas práticos. Por conseguinte, confere maior racionalidade e legitimidade ao sistema penal, facilitando a assimilação dos conteúdos reais de proibição da ordem normativa. Além disso, salvaguarda o legítimo exercício da autoridade pública de eventuais ataques, como a abertura de inquérito policial, a prisão em flagrante e a indenização por ato lícito.
Descrição: Artigo apresentado como requisito à obtenção do título de Especialista, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Penal e Processual Penal do do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2251
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Tiago Kalmann.pdf337.19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.