Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2272
Título: Percepção cumulativa pelo trabalhador dos adicionais de insalubridade e de periculosidade em face da Constituição Federal de 1988 e da Convenção 155 da OIT.
Autor(es): Galante, Karina Vieira
Palavras-chave: Direito do Trabalho;Indenização Insalubridade;Indenização Periculosidade;Dignidade Humana
Editor: IDP/EDB
Citação: GALANTE, Karina Vieira. Percepção cumulativa pelo trabalhador dos adicionais de insalubridade e de periculosidade em face da Constituição Federal de 1988 e da Convenção 155 da OIT. Brasília: IDP/EDB, 66f. - Monografia( Monografia(Especialização)-Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar se a vedação de cumulação dos adicionais de insalubridade e periculosidade contida no §2º do artigo 193 da CLT está em vigor no ordenamento jurídico brasileiro, especialmente se teria sido recepcionado pela Constituição Federal ou revogado pela Convenção n. 155 da OIT. Trata-se de um estudo aprofundado acerca da possibilidade de percepção cumulada desses adicionais e o paradoxo existente entre o dispositivo celetista que traz a vedação dessa cumulação e os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, direito à saúde e redução dos riscos inerentes ao trabalho, através do exame da legislação, doutrina e jurisprudência. Serão analisados ainda a ratificação da Convenção n. 155 da OIT e a recente mudança de entendimento da 7ª Turma do TST, que deferiu a cumulação dos adicionais.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2272
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Karina Vieira Galante.pdf650.02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.