Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2273
Título: A prisão em flagrante e a audiência de custódia: uma análise legislativa.
Autor(es): Santos, Fernanda Vieira da Silveira
Orientador(es): Magalhães, Roberta Cordeiro de Melo
Palavras-chave: Audiência de Custódia;Prisão em Flagrante;Prisão em Flagrante, Legitimidade;Prisão em Flagrante, Fases
Editor: IDP/EDB
Citação: SANTOS, Fernanda Vieira da Silveira. A prisão em flagrante e a audiência de custódia: uma análise legislativa. Brasília: IDP/EDB, 2017. 29f. - Artigo (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente artigo versa sobre a prisão em flagrante e Audiência de Custódia, considerando-se que o tema desenvolvido pelo presente trabalho resvala em legislação alienígena, uma vez que as bases fundantes da obrigatoriedade da Audiência de Custódia encontram-se em pactos internacionais, notadamente, Pacto São José da Costa Rica e Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos. Sendo a liberdade um dos mais importantes direitos do ser humano, a prisão deveria ser exceção, mas infelizmente os números comprovam que há mais pessoas presas do que deveria ter, o que nos faz pensamos se a Audiência de Custódia não seria uma solução para crise do Sistema Penitenciário brasileiro. Como se trata de um tema ainda jovem no ordenamento jurídico brasileiro, passando a ser exigida apenas no ano de 2015 pelo STF, a Audiência de Custódia desafia não só o Poder Judiciário, mas também o Poder Executivo no que concerne a toda uma logística para apresentação do custodiado ao juiz, o que acaba fazendo com que os operadores do direito em geral suscitem alternativas à audiência física, como por exemplo, videoconferência. Toda essa discussão encontra abrigo após a aprovação pelo Congresso Nacional por meio do PLS 554/2011 o qual não somente atende aos referidos Pactos, como também garante os direitos do preso ao permitir sua apresentação ao Juiz no prazo máximo de 24 horas.
Descrição: Artigo apresentado como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Penal e Processo Penal, no curso de Pós-Graduação do Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP.
URI: http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2273
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Fernanda Vieira da Silveira Santos.pdf223.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.