Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2274
Título: A mulher encarcerada no sistema penal brasileiro: a busca de soluções para as especificidades do gênero feminino no tocante à maternidade.
Autor(es): Spindola, Luciana Soares
Orientador(es): Leite, Cristiane Damasceno Vieira
Palavras-chave: Mulher, Sistema Penitenciário;Mulher, Encarcerada;Mulher, Crime;Mulher, Pena;Mulher, Direito Penal
Editor: IDP/EDB
Citação: SPINDOLA, Luciana Soares. A mulher encarcerada no sistema penal brasileiro: a busca de soluções para as especificidades do gênero feminino no tocante à maternidade. Brasília: IDP/EDB, 2016. 29f, -Artigo(Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: A situação atual e duradoura da crise do sistema penal reclama que se retire da invisibilidade a situação das mulheres encarceradas no Brasil. O alto índice de crescimento da população carcerária feminina, comprovado por pesquisas realizadas por órgãos governamentais, se comparada ao índice da população carcerária masculina no mesmo período, revela a imprescindibilidade de o quadro devastador do sistema prisional ser visto e analisado sob a perspectiva do gênero. Há de ser atentar para o condicionamento patriarcal exigido para o papel da mulher na sociedade e o seu impacto nas consequências penais das atitudes consideradas desviantes do padrão esperado pela comunidade em que inserida. O mais alto grau de perversidade no encarceramento da mulher está relacionado ao se punir duplamente a sua conduta, uma vez que além da pena que lhe é imposta, há a perda do vínculo familiar, notadamente das mulheres que são mães. A justiça de uma decisão que segrega a mulher se desfaz diante da perspectiva da criança, que se vê também punida com o rompimento do vínculo com a pessoa de quem depende para o seu desenvolvimento pleno. A questão discutida no trabalho perpassa o fracasso do sistema penal como um todo, tanto mais da condição da mulher aprisionada, incluída em um sistema pensado por homens e para os homens. As reflexões reclamam uma quebra do paradigma do encarceramento e apresenta hipótese de urgência na concretização da inovação legislativa de possibilidade de prisão domiciliar para as mulheres com filhos menores de idade.
Descrição: Artigo apresentado como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Penal e Processo Penal, no curso de Pós-Graduação do Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP.
URI: http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2274
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Luciana Soares Spindola.pdf619.63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.