Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2276
Título: A teoria da imputação objetiva nos crimes culposos: uma valoração teórica sobre a possibilidade de utilização de critérios normativos de imputação dos delitos de imprudência.
Autor(es): Silva, Juan Emanuel de Andrade
Orientador(es): Almeida, André Vinicius de
Palavras-chave: Crime Culposo;Crime Culposo, Teoria da Culpa;Crime Culposo, Imputação Objetiva;Delitos da Imprudência
Editor: IDP/EDB
Citação: SILVA, Juan Emanuel de Andrade. A teoria da imputação objetiva nos crimes culposos: uma valoração teórica sobre a possibilidade de utilização de critérios normativos de imputação dos delitos de imprudência. Brasília: IDEP/EDB, 2017. 64f. - Monografia(Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O escopo do trabalho em questão, dentre outros, é o de perquirir a possibilidade (ou não) de utilização de critérios normativos de causalidade, baseados na Teoria da Imputação Objetiva, no âmbito dos crimes culposos, também chamados de delitos de imprudência. Para isso, faz-se necessária uma análise cautelosa dos atributos dos institutos inerentes à Teoria da Imputação Objetiva e aos crimes culposos, tendo em vista as particularidades de seus conceitos, que nem sempre são uníssonos entre os doutrinadores tanto nacionais como internacionais. Além disso, busca-se entender a evolução da conduta culposa no decorrer dos anos, uma vez que os pensamentos sobre o que venha a ser uma conduta culposa foram objetos de drásticas mudanças teóricas ao longo do tempo; a sistemática dos aspectos objetivos e subjetivos (previsibilidade e previsão) de um comportamento imprudente, inclusive relacionando a estrutura típiconormativa dos crimes culposos com níveis normativos de imputação da Teoria da Imputação Objetiva, lastreando-se, para tanto, em apontamentos críticos dos catedráticos penais atuais. No mais, objetiva-se oferecer a maior quantidade de subsídios para que se depreenda, criticamente, as nuances concernentes à ação culposa, sobretudo no que diz respeito à evolução da causalidade natural para a causalidade definida por aspectos normativos, anteriores à aferição do dolo ou da culpa.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Penal e Processo Penal, no curso de Pós-Graduação do Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP.
URI: http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2276
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Juan Emanuel de Andrade Silva.pdf969.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.