Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2287
Título: Sacralidade, secularidade e a moral: o direito de família em constantes mudanças.
Autor(es): Costa, Rubem Jorge e
Orientador(es): Vieira, Danilo Porfirio de Castro
Palavras-chave: Direito de Familia, Princípios;Direito de Familia, Parentesco;Direito de Familia, Filiação;Direito de Familia, Direito e Moral;Direito de Familia, Religião;Direito de Família, Liberdade
Editor: IDP/ EDB
Citação: COSTA, Rubem Jorge e. Sacralidade, secularidade e a moral: o direito de família em constantes mudanças. Brasilia, 2017. 30p. 30p. Artigo (Especialização)-Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: A moral e a religião como formadoras do indivíduo e da sociedade exigem do direito para que seja possível a inter-relação e o convívio das pessoas. O respeito, imperativo fundamental fruto da educação e dos bons costumes é imprescindível quando se observa a diversidade do povo e a prerrogativa de liberdade no contexto que vivemos. A afetividade e a convivência familiar, destacados como princípios de direito de família, tem relevo, por estarem na essência do estabelecimento das normas e das decisões judiciais. Os tipos de filiação e de família existentes hoje são exemplos do caráter de mudança constante desse ramo do direito civil. Sem a menor pretensão de esgotar os temas tratados, percebeu-se grande necessidade de aprofundamento no alcance dos princípios que pautam a legislação de família e a jurisprudência brasileira. O diálogo com a ciência da psicologia também se faz essencial para um mínimo de entendimento do fenômeno do comportamento humano na construção precisa das normas e da jurisprudência de uma sociedade
Descrição: Artigo apresentado como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Advocacia Empresarial, Contratos, Responsabilidade Civil e Direito de Família, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2287
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Rubem Jorge e Costa.pdf173.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.