Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2292
Título: O limite do poder regulamentar nas licitações públicas federais: uma análise da instrução normativa MP/SLTI nº 02/2008
Autor(es): Ottoni, Mariana Mello
Palavras-chave: Administração Pública, Contrato de Serviço;Administração Pública, Terceirização;Contrato Administrativo, Licitação
Editor: IDP/EDB
Citação: OTTONI, Mariana Mello. O limite do poder regulamentar nas licitações públicas federais: uma análise da instrução normativa MP/SLTI n.02/2008. Brasília: IDP/EDB, 2017. 51p . Monografia (Especialização)-Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Este estudo analisa a Instrução Normativa nº 02/2008, expedida pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento, Orça-mento e Gestão (MPOG), sob o enfoque da natureza e competência do poder regu-lamentar, destinando-se a verificar os limites de validade e eficácia do ato normativo. A edição da norma e suas alterações tiveram por objetivo incorporar recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU) para implementação de normas tendentes a afastar eventuais prejuízos advindos da aplicação de responsabilidade subsidiária trabalhista. No âmbito de competência, concluiu-se que a norma se limita às ativida-des descritas no Decreto nº 1.094/1994 e à aplicação aos órgãos do Poder Executi-vo Federal. No tocante à análise de validade, identificou-se que alguns de seus dis-positivos desbordam de sua competência regulamentar. Por fim, ao se analisar a atual aplicabilidade da instrução normativa, verificou-se que há grande tendência de se impor um caráter cogente às instruções normativa, que elimina a discricionarie-dade do agente público na condução de casos concretos, razão por que se conclui que a norma poderá ser afastada a depender do caso, mediante devida justificação, para fins de melhor adequação da norma aos fins propostos pela Administração Pública.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Administrativo, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2292
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Mariana Mello Ottoni.pdf808.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.