Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2297
Título: A flexibilização da preclusão no Código de Processo Civil de 2015.
Autor(es): Santos, Luiz Paulo da Silva
Palavras-chave: Código Processo Civil, Brasil;Preclusão, Flexibilização;Preclusão, Fundamentos;Código Processo Civil, Preclusão
Editor: IDP/ EDB
Citação: SANTOS, Luiz Paulo da Silva. A flexibilização da preclusão no Código de Processo Civil de 2015. Brasília: IDP/EDB, 2017. 41p. Monografia(Especialização)-Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O objetivo do presente trabalho é verificar se o legislador brasileiro, ao editar o CPC de 2015, flexibilizou a incidência da preclusão na nova ordem processual. Fortemente presente na fase recursal, essa possibilidade de flexibilização poderá ser identificada no combate da jurisprudência defensiva no julgamento dos recursos, na alteração do momento da impugnação das decisões interlocutória e também na técnica de estabilização da tutela de urgência antecedente satisfativa. Todas essas alterações se deram na tentativa de se criar um sistema processual lógico, íntegro e que privilegie a participação ativa de todos os sujeitos processuais, de modo que se obtenha uma sentença de mérito justa e eficaz. Nesse passo, foi inserido no CPC dispositivos que privilegie o julgamento de mérito e o princípio da colaboração dos sujeitos processuais (arts. 4o e 6o), que nada mais é do que dar privilégio às discussões de mérito, ao contraditório, à boa-fé processual e também de evitar o desperdício de tutela jurisdicional. Assim, a intenção desse artigo é tentar evidenciar a redução da incidência da preclusão no CPC de 2015, que se deu sob a justificativa de que a participação dos sujeitos processuais deve a protagonista da prestação da tutela jurisdicional prestada pelo
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Processual Civil no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2297
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Luiz Paulo da Silva Santos.pdf200.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.