Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2303
Título: A presunção de inocência e o direito ao duplo grau de jurisdição na jurisprudência das cortes internacionais de direitos humanos: uma análise dos sistemas global, interamericano e europeu.
Autor(es): Freire, Rebeca de Holanda Braga Rocha
Palavras-chave: Prensunção de Inocência;Duplo grau de Jurisdição;Direito Comparado, Direitos Humanos;Execução Provisória da Pena;Direitos Humanos, Sistemas Internacionais
Editor: IDP/EDB
Citação: FREIRE, Rebeca de Holanda Braga Rocha. A presunção de inocência e o direito ao duplo grau de jurisdição na jurisprudência das cortes internacionais de direitos humanos: uma análise dos sistemas global, interamericano e europeu. Brasília: IDP/EDP, 2017.33f. - Artigo(Especialização)-Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Há cerca de um ano, o Supremo Tribunal Federal alterou sua jurisprudência para, em retorno à tese que vigorava na Corte até 2009, passar a admitir que a execução provisória de acórdão penal condenatório proferido em grau de apelação, ainda que sujeito a recurso especial ou extraordinário. Essa decisão, proferida no Habeas Corpus n. 126.292/SP, reavivou as discussões sobre o alcance e os limites da situação jurídica de inocência, e se esta seria ou não violada pela execução provisória da pena. Considerando que o direito de ser considerado inocente até que se tenha sua culpabilidade provada de acordo com a lei está previsto não apenas na Constituição brasileira, mas, ainda, em tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário, buscou-se analisar de que forma os tribunais internacionais têm enfrentado o tema. A pesquisa foi delimitada aos sistemas global, americano e europeu de direitos humanos, confrontando a nova posição do Supremo Tribunal Federal com a orientação adotada pelas respectivas Cortes internacionais.
Descrição: Artigo apresentado como requisito à obtenção do título de Especialista em Direito Penal e Processo Penal, do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, do Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP.
URI: http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2303
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Rebeca de Holanda Braga Rocha Freire.pdf452.15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.