Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2304
Título: A teoria da cegueira deliberada e sua aplicabilidade no ordenamento jurídico pátrio.
Autor(es): Ferreira, Vinícius Rodrigues Arouck
Orientador(es): Porciúncula, José Carlos
Palavras-chave: Teoria da Cegueira Deliberada;Teoria da Cegueira Deliberada, Ordenamento Juridico, Brasil;Dolo;Dolo Eventual;Responsabilidade Penal
Editor: IDP/EDB
Citação: FERREIRA, Vinícius Rodrigues Arouck. A teoria da cegueira deliberada e sua aplicabilidade no ordenamento jurídico pátrio. Brasília: IDP/EDB, 2016. 48f. - Monografia(Especialização)-Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente trabalho visa analisar a viabilidade da aplicação da chamada Teoria da Cegueira Deliberada, também conhecida como teoria da ignorância deliberada, willfull blindness ou teoria do avestruz, sob o aspecto legal e extralegal no ordenamento jurídico pátrio. Para tanto, faz-se uma análise acerca da legislação vigente, principalmente no tocante aos elementos subjetivos do tipo penal. A teoria, objeto do presente estudo, porquanto importada do direito norte-americano, que se vale do direito costumeiro, ao que tudo indica, não é compatível com o ordenamento jurídico de muitos países latino-americanos em que se adota o direito positivado, em que dentre eles insere-se o ordenamento jurídico brasileiro. Nesse sentido, observar-se-á que o encaixe da referida doutrina para sua efetiva aplicação demandaria uma drástica alteração legislativa ou uma interpretação deveras arbitrária das leis já existentes, manobra esta não autorizada pelo Direito Penal, que visa a proteção das garantias individuais do cidadão.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Penal e Processo Penal, no curso de Pós-Graduação do Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP.
URI: http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2304
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Vinicius Rodrigues Arouck Ferreira.pdf363.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.