Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2309
Título: A problemática da guerra fiscal e o ICMS.
Autor(es): Pereira, Nathália da Silva
Palavras-chave: Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços;Guerra Fiscal, Legislação, Brasil;Benefícios Fiscais
Editor: IDP/EDB
Citação: PEREIRA, Nathália da Silva. A problemática da guerra fiscal e o ICMS. Brasília: IDP/EDB, 2016. 49f. - Monografia(Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O ICMS é o imposto responsável pela maior arrecadação do país, contudo, após a promulgação da Constituição de 1988, criou-se o ambiente favorável para a instauração da guerra fiscal em decorrência da cultura praticada de quanto maior a quantidade de leis editadas maior a eficácia. A previsão Constitucional de que caberá a Lei Complementar regular a forma como as isenções, incentivos e benefícios fiscais serão concedidos e revogados, mediante deliberação dos Estados e do Distrito Federal é o centro da guerra fiscal, diante da dificuldade em se obter uma decisão unânime. A consequência é a concessão unilateral de benefícios, constantemente revogados pelo STF, cabendo, portanto, analisar e delimitar os fatores responsáveis pela guerra fiscal, bem como a viabilidade das soluções propostas, sendo este o objetivo do presente trabalho.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Tributário e Finanças Públicas, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2309
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Nathália da Silva Pereira.pdf318.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.