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dc.contributor.authorBarreira, Ana Cláudia Lôbo-
dc.date.accessioned2017-12-29T20:25:41Z-
dc.date.available2017-12-29T20:25:41Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBARREIRA, Ana Cláudia Lôbo. Shopping center: uma abordagem sobre as suas características jurídicas e evolução legal. Brasília: IDP/ EDB, 2017. 95 f. -Monografia. Instituto Brasiliense de Direito Público.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2391-
dc.descriptionMonografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Advocacia Empresarial, Contratos, Responsabilidade Civil e Direito de Família, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.pt_BR
dc.description.abstractOs shopping centers pelo mundo possuem perfil jurídico muito próximo, com muitas particularidades próprias, tanto assim que de um modo geral em praticamente nenhum pais do mundo existe legislação específica, deixando-se, via de regra, as partes para livre contratação, embora com as balizas das normas gerais de direito e as de direito público. Na sua peculiar estrutura os shopping centers podem se organizar juridicamente na forma de condomínio pro indiviso, condomínio especial e sociedade empresarial, sem, contudo, ter uma modelo preciso, adaptando-se os interesse dos investidores, que devem atentar-se a opção que melhor se enquadra na centralização organizacional e de gestão. A complexidade dos empreendimentos dessa natureza reside, ainda, em cláusulas identificam a sua feição, que, por vezes, em prol da proteção do tenant mix, ponto primordial dos empreendimentos, estabelecem restrições ao lojista, p.ex. quanto à cessão de contrato, cessão de participação societária pelos seus sócios, fiscalização do faturamento bruto, imutabilidade do ramo de atividade etc., que encontram albergue no art. 54 da Lei n. 8.245/91, quando prestigia o pacta sunt servanda. A doutrina e a jurisprudência se debruçam sobre questão de validade de cláusulas e, ainda, quanto à necessária observância da boa-fé e da função social do contrato, com a conclusão que o reconhecimento de afronta a tais princípios deve ser vislumbrado caso a caso. O legislativo, por sua vez, também intenta aprovar lei para regrar a relação entre empreendedores e lojistas de shopping centers, todavia os projetos em tramite se posicionam em prol de uma das partes envolvidas e ignoram características e elementos de relevância da organização própria do formato de negócio que se vislumbra em shopping centers.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherIDP/EDBpt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.subjectAdvocacia Empresarialpt_BR
dc.subjectDireito Civilpt_BR
dc.subjectDireito Empresarialpt_BR
dc.subjectShopping Centerpt_BR
dc.subjectLei n. 8.245/92pt_BR
dc.subjectAluguelpt_BR
dc.subjectCláusula Contratualpt_BR
dc.titleShopping center: uma abordagem sobre as suas características jurídicas e evolução legalpt_BR
dc.typeTese de mestradopt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
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