Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/241
Título: A efetividade das normas constitucionais ambientais referentes à função socioambiental da propriedade.
Autor(es): Silva, Wildemar Felix Assunção e
Orientador(es): Magalhães, Marco Túlio Reis
Palavras-chave: Direito Ambiental, Brasil;Normas Constitucionais, Brasil
Citação: SILVA, Wildemar Felix Assunção e. A efetividade das normas constitucionais ambientais referentes à função socioambiental da propriedade. Brasília, 2010. 61f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: No Brasil da Constituição da República Federativa promulgada em 05 de outubro de 1988 restou evidente um novo consenso social em torno do direito de propriedade, sendo certo que o mesmo adquiriu uma nova dimensão, a propriedade é direito mas só é reconhecida como tal com o cumprimento da função socioambiental, entretanto, até o momento, com honrosas exceções, predomina o entendimento de que a direito de propriedade ainda é o mesmo da edição do antigo Código Civil Brasileiro de 1916. O presente estudo trata, em última análise, de esclarecer os motivos pelos quais idéias tão caras à proteção ambiental ainda não tomaram conta do mundo jurídico. O segundo capítulo irá tratar da sistematização e constitucionalização do direito ambiental no Brasil, analisando a evolução da proteção jurídica do ambiente, bem como a sistematização do direito ambiental a partir do direito administrativo. Também irá discorrer sobre a constitucionalização da proteção ao ambiente – direito fundamental de terceira dimensão. O terceiro capítulo irá estudar a natureza das normas constitucionais ambientais, elencando as normas principiológicas constitucionais referentes à função socioambiental da propriedade bem como as formas de incidência das normas de princípio referentes à função socioambiental da propriedade. O quarto capítulo irá rever a classificação das normas constitucionais ambientais relativas à função socioambiental da propriedade quanto à eficácia e aplicabilidade, bem como quanto à densidade e grau de concreção. O quinto capítulo irá discorrer sobre a interpretação das normas constitucionais ambientais relativas à função socioambiental da propriedade e a freqüente colisão entre as normas principiológicas referentes ao direito de propriedade e ao direito de um meio ambiente ecologicamente equilibrado. O sexto e último capítulo irá analisar a vinculação do estado ao direito fundamental a um meio ambiente ecologicamente equilibrado e a vinculação do poder público enquanto implementador e fiscalizador da função socioambiental da propriedade.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/241
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Wildemar Felix Assunção e Silva.pdf268.7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.