Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2487
Título: Direito de visita do preso: a restrição de visita do preso para filhos menores de 18 (dezoito) anos, uma análise jurisprudencial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos territórios
Autor(es): Silva, João Arthur Vieira Souza
Palavras-chave: Sistema Prisional Brasileiro;Direito de Visita do Preso;Princípio da proteção integral;Princípio da prioridade absoluta;Princípio do melhor interesse;Direito à Convivência Familiar
Editor: IDP/EDAP
Citação: SILVA, João Arthur Vieira Souza. Direito de visita do preso: a restrição de visita do preso para filhos menores de 18 (dezoito) anos, uma análise jurisprudencial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos territórios. 2017. 38 f. Artigo (Graduação em Direito). Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho cuidará de explorar acerca dos julgados realizados pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal em que diz respeito ao não provimento do direito de visita do preso em receber filhos menores de 18 (dezoito) anos, sobre o argumento de não ser ambiente salubre e seguro para o desenvolvimento da criança e do adolescente, visando a proteção do princípio da proteção integral, princípio da prioridade absoluta e o princípio do melhor interesse. Entretanto, o Ministro Gilmar Mendes e doutrinadores divergem a respeito dos corriqueiros julgamentos analisando que a convivência familiar é de suma importância para ressocialização e inserção social do detento.
Abstract:This paper will examine the judgment given by the Court of Justice of the Federal District regarding the failure to grant prisoners the right to receive visits from their children under the age of eighteen (18), on the grounds that it is not a healthy or safe environment for the development of children and adolescents, and seeking to protect the principle of integral protection, the principle of absolute priority and the principle of best interest. However, Justice Gilmar Mendes and legal scholars don't agree with the judgments and consider that family interaction is of paramount importance for resocialization and social reintegration of the prisoners.
URI: http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2487
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_João Arthur Vieira Souza Silva_2017.pdf455.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.