Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2495
Título: Restrição de acesso ao fundo partidário : Uma análise constitucional do artigo 41-a, incisos i e ii, da lei n. 9.096 (lei dos partidos políticos) .
Tipo: Artigos acadêmicos
Autor(es): Silveira, Marilda P.
Silva, Davi Moraes da
Palavras-chave: Fundo partidário;Lei dos partidos políticos Constituição;Constituição
Data do documento: 2017
Editor: IDP/EDAB
Citação: SILVA, Davi Moraes da. Restrição de acesso ao fundo partidário : Uma análise constitucional do artigo 41-a, incisos i e ii, da lei n. 9.096 (lei dos partidos políticos) .2017. 30 f. Artigo (Graduação em Direito). Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2017.
Resumo: O presente artigo científico buscou problematizar o atual critério legal de distribuição dos recursos financeiros oriundos do fundo partidário (artigo 41-A, incisos I e II, da lei nº 9.096), a fim de contrapô-lo a ordem jurídica constitucional, com o objetivo de analisar se esse critério adotado pelo legislador é constitucional. Para tanto, o percurso adotado se inicia com uma exposição legal do fundo partidário, seguido pela busca doutrinária de um parâmetro constitucional que possa servir de guia para a compreensão e análise da jurisprudência existente sobre o tema. O ápice do artigo reside na análise constitucional do critério positivado na Lei dos Partidos Políticos; análise esta que acabou concluindo pela constitucionalidade do referido dispositivo normativo, vez que a constituição possibilita uma regulamentação restritiva, de modo que cabe ao legislador estabelecer a forma pela qual irá se materializar o direito constitucional dos partidos aos recursos oriundos do fundo partidário.
URI: http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2495
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Davi Moraes da Silva_2017.pdf446.58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.