Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/269
Título: O cabimento de embargos infringentes em remessa necessária em face das atuais reformas do processo civil.
Autor(es): Ribeiro, Ariane Reis
Orientador(es): Ximenes, Julia Maurmann
Palavras-chave: Embargos Infrigentes;Processo Civil;Remessa Necessária
Citação: RIBEIRO, Ariane Reis. O cabimento de embargos infrigentes em remessa necessária em face das atuais reformas do Processo Civil. Brasília, 2009. 59f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Há na doutrina e na jurisprudência brasileira controvérsia a respeito do cabimento ou não de embargos infringentes em reexame necessário. A finalidade do presente trabalho é analisar essa divergência à luz dos princípios constitucionais da efetividade e do devido processo legal, tomando como ponto de partida uma recente decisão da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça. Utilizou-se como metodologia a analise crítica da doutrina e da jurisprudência, após vasta pesquisa bibliográfica. Após analisar minuciosamente o recurso de embargos infringentes e o instituto da remessa necessária, procedeu-se o confronto dos princípios da efetividade e do devido processo legal chegando-se a conclusão de que, nesse caso, o princípio da efetividade não é argumento válido para a negativa de cabimento do recurso e de que essa hipótese está expressamente prevista na legislação pertinente.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Processual Civil no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/269
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Ariane Reis Ribeiro.pdf245.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.