Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/274
Título: Justiça restaurativa e educação: uma alternativa para o direito penal.
Autor(es): Maiochi, Roger
Orientador(es): Silva, Márcio Evangelista Ferreira da
Palavras-chave: Direito Penal;Justiça;Justiça Restaurativa;Educação, Justiça, Brasil
Citação: MAIOCHI, Roger. Justiça restaurativa e educação: uma alternativa para o direito penal. Brasília, 2012. 67f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa em Direito Penal, aborda o tema da justiça restaurativa, tanto de um ponto de vista teórico quanto a partir de algumas experiências de implementação no Brasil e em outros contextos. O objetivo geral é trazer à reflexão o problema da violência e da criminalidade no Brasil, apontando a Justiça Restaurativa como um caminho para a resolução dos conflitos no ambiente escolar. Para a realização do estudo foram utilizadas pesquisas documental e bibliográfica, utilizando-se de textos de estudiosos consagrados e de material jurídico especializado a respeito do tema. Por meio da discussão dos principais autores sobre o assunto escolhido, foram abordados o entendimento sobre o que é a Justiça Restaurativa, sua origem, caracterização, fundamentos norteadores e a implementação desse modelo em alguns países bem como a sua aplicabilidade no Brasil. Aponta a Justiça Restaurativa como uma forma de resolução de conflitos diversa do modelo penal convencional e, num esforço integrado à educação, responsável pela diminuição de todos os fatores determinantes do crime. Por fim, é feita uma proposta de intervenção na aplicação do Projeto do Distrito Federal, por meio da realização de uma parceria entre o Judiciário e as Escolas Públicas da região.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Penal e Processual Penal, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/274
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Roger Maiochi.pdf452.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.