Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2798
Título: O limite entre a liberdade de expressão do empregador e a coação dos empregados: análise do caso HAVAN
Autor(es): David, Maia Bengaly Alves
Orientador(es): LOURENÇO FILHO, RICARDO
Palavras-chave: Direito do trabalho;Liberdade de expressão;Poder diretivo;Eficácia horizontal dos direitos fundamentais.
Editor: IDP/EAB
Citação: DAVID, Maia Bengaly Alves. O limite entre a liberdade de expressão do empregador e a coação dos empregados: análise do caso HAVAN. 2020. 25 f. Artigo (Graduação em Direito) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2020.
Resumo: Este artigo busca analisar as consequências jurídicas de a liberdade de expressão do empregador implicar coação aos empregados. Inicialmente foi realizada pesquisa bibliográfica e documental sobre direitos fundamentais, mais especificamente, a eficácia horizontal dos direitos fundamentais nas relações de trabalho. Em seguida, foi analisado o caso Havan – Luciano Hang, proprietário da Havan, na véspera das eleições de 2018, além de pressionar seus funcionários para votarem no atual presidente Jair Bolsonaro, fez um “vídeo de campanha” para o então candidato Jair Bolsonaro – à luz dos direitos fundamentais, ponderando-se entre os direitos do empregador e os direitos dos empregados. Foi possível concluir que, ainda que nem sempre seja possível identificar os limites entre o poder diretivo do empregador e o direito de liberdade de expressão e personalidade dos empregados, no caso Havan as violações aos direitos dos empregados ficaram evidentes.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2798
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC _MAIA BENGALY ALVES DAVID _DIREITO_2020.pdf454.34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.