Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2821
Título: A função social da empresa para a jurisprudência: uma análise dos julgados dos Tribunais de Justiça do Rio De Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e do Superior Tribunal de Justiça
Autor(es): Cunha, Silvia Simão
Orientador(es): Gobbo, Leandro Oliveira
Palavras-chave: Função social da empresa;Jurisprudência;STJ;TJDFT;TJRJ;TJMG;TJSP
Editor: IDP/EAB
Citação: CUNHA, Silvia Simão. A função social da empresa para a jurisprudência: uma análise dos julgados dos Tribunais de Justiça do Rio De Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e do Superior Tribunal de Justiça. 2020. 125 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2020.
Resumo: Este artigo almejou compreender qual o conceito de função social da empresa para a jurisprudência (analisando as decisões dos tribunais de justiça do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e do Superior Tribunal de Justiça) e de que modo ele é utilizado. De início, realizou-se levantamento bibliográfico sobre a relevância da empresa, e sobre a evolução do conceito de função social. Em seguida,foi ressaltada a relevância da pesquisa jurisprudencial sobre o tema, e os critérios e objetivos utilizados na pesquisa para obtenção de resultado eficaz. Ao final, conclui-se que, de acordo com a jurisprudência, o conceito de função social não foi delimitado em quase metade dos casos analisados, e na outra parcela, o conceito jurídico mostrou-se fluído e indeterminado, permitindo aos julgadores a interpretação de acordo com o contexto atual e o caso concreto, buscando assim, diluir o engessamento prejudicial do sistema jurídico, sem demasiada discricionariedade e ilimitado poder aos magistrados.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2821
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC _SILVIA SIMÃO CUNHA _DIREITO_2020.pdf1.39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.