Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/285
Título: A relativização da coisa julgada inconstitucional e o princípio da segurança jurídica.
Tipo: Monografia de especialização
Autor(es): Carvalho, Paulo Gustavo Medeiros
Santos, Emmanuel Felipe Borges Pereira
Palavras-chave: Coisa Julgada;Inconstitucionalidade;Segurança Jurídica;Normas Constitucionais;Controle de Constitucionalidade
Data do documento: 18-Jun-2012
Citação: SANTOS, Emmanuel Felipe Borges Pereira. A relativização da coisa julgada inconstitucional e o princípio da segurança jurídica. Brasília, 2010. 52f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente trabalho se presta a explorar a proposta de relativização da coisa julgada quando existe lesão às normas constitucionais. Após serem tecidas considerações sobre a necessidade de se compreender o instituto dentro dos limites constitucionalmente estabelecidos, apresenta a dificuldade na delimitação de seu significado e aborda o instituto sob seus diferentes aspectos. Após uma introdução da teoria que se pretende estudar, são tratados aspectos que poderiam impedir a flexibilização do instituto. São discutidos os parâmetros de controle da constitucionalidade de decisões passadas em julgado e, em seguida realizada profunda consideração sobre a problemática da normatividade dos princípios constitucionais de forma a demonstrar que, ao contrário do que prega a doutrina majoritária, as normas dessa qualidade possuem o condão de afastar as decisões judiciais que eventualmente lhe sejam contrárias, independentemente de pronunciamento do Supremo Tribunal Federal neste sentido. Por fim, foram trazidas breves razões sobre os efeitos da sentença proferida em substituição à coisa julgada inconstitucional.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Processual Civil no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/285
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Emmanuel Felipe Borges Pereira Santos.pdf138.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.