Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/297
Título: A súmula vinculante e a coisa julgada.
Tipo: Monografia de especialização
Autor(es): Porto, Inês da Fonseca
Diniz, Geila Lídia Barreto Barbosa
Palavras-chave: Súmula Vinculante;Coisa Julgada;Inconstitucionalidade;Sistema Jurídico, Brasil
Data do documento: 19-Jun-2012
Citação: DINIZ, Geila Lídia Barreto Barbosa. A súmula vinculante e coisa julgada. Brasília, 2009. 80f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente trabalho monográfico tem por objeto a análise do instituto da súmula vinculante no direito brasileiro e as consequências de seu eventual confronto com a coisa julgada formada em sentido contrário, anterior e posteriormente à edição do enunciado vinculante. A partir de uma perspectiva crítica da doutrina e da jurisprudência, verifica-se que o sistema jurídico pátrio admite a relativização da coisa julgada contrária à súmula vinculante, mas apenas nas hipóteses expressamente previstas pela legislação processual para a revisão da coisa julgada em geral. Revela-se incorreta a tese defendida por muitos autores no sentido da possibilidade ampla de revisão da coisa julgada inconstitucional, haja vista que tal entendimento conflita com os imperativos constitucionais de segurança jurídica, razão de ser do próprio Direito, e com as peculiaridades do instituto da declaração de inconstitucionalidade, que encontra limites nas denominadas fórmulas preclusivas. O ordenamento jurídico em vigor somente admite a revisão ou impugnação da coisa julgada material por meio de ação rescisória (art. 485 do CPC), impugnação de sentença pela parte interessada (art. 475-L, § 1º, do CPC), ou embargos à execução opostos pela Fazenda Pública (art. 741, parágrafo único, do CPC).
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Processual Civil no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/297
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Geila Lídia Barreto Barbosa Diniz.pdf393.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.