Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/298
Título: Repercussão geral e a mudança de juízo de admissibilidade do recurso extraordinário: enfoque na segurança jurídica.
Autor(es): Macêdo, Giovanna Loyola
Orientador(es): Nascimento, Bruno Dantas
Palavras-chave: Repercussão Geral;Recurso Extraordinário;Segurança Jurídica
Citação: MACÊDO, Giovanna Loyola. Repercussão geral e a mudança no juízo de admissibilidade do recurso extraordinário: enfoque na segurança jurídica. Brasília, 2011. 65f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O tema do presente trabalho é a verificação da possibilidade de mudança no juízo de admissibilidade do recurso extraordinário quando a repercussão geral for reconhecida, com enfoque na segurança jurídica. Justifica-se o enfoque na segurança jurídica, uma vez que impulsionada pela reflexão atual em torno do anteprojeto do novo código de processo civil, diante da importância de garantir a previsibilidade, o acesso a justiça e a efetividade das decisões judiciais. A pergunta da pesquisa é que se para o Supremo Tribunal Federal efetivar a segurança jurídica, utilizando como instrumento o instituto da Repercussão Geral seria possível a mitigação dos requisitos de admissibilidade do Recurso Extraordinário. Considerando que a função interpretativa do Supremo Tribunal Federal e o juízo de adequação à Constituição e que o instituto da repercussão geral está relacionada com o reconhecimento das expectativas sociais relevantes e da necessidade de sua estabilização por meio da segurança produzida nas decisões judiciais, bem como na própria celeridade e na utilidade dos procedimentos judiciais. E, ainda que a formação da segurança jurídica é alcançada como resultado da previsibilidade das decisões do STF em sede de recurso extraordinário somada a concretização do direito-garantia ao acesso a justiça e prestação jurisdicional efetiva pelo Supremo Tribunal Federal. Conclui-se afirmativamente, sobre a possibilidade de mitigação dos requisitos de admissibilidade, sendo a questão da limitação do devido processo legal e acesso individual à justiça pela eficácia erga omnes e vinculante atribuída pelo instituto da repercussão geral tem como argumento favorável a repercussão geral a própria previsibilidade das decisões para os casos com mérito julgado.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Processual Civil no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/298
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Giovanna Loyola Macêdo.pdf425.35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.