Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/318
Título: Princípios e prova no processo administrativo fiscal.
Autor(es): Gonçalves, Danuza Bento
Orientador(es): Valadão, Marcos Aurélio Pereira
Palavras-chave: Processo Administrativo Fiscal, Princípios;Processo Administrativo Fiscal, Prova
Citação: GONÇALVES, Danuza Bento. Princípios e prova no processo administrativo fiscal. Brasília, 2011. 63f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O foco do presente trabalho está nos aspectos que envolvem prova e princípios aplicáveis ao processo administrativo fiscal (PAF), no âmbito da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB). Com relação aos princípios, esclarece-se que não é o objetivo deste estudo aprofundar em cada um deles, mas apenas passar não só pelos princípios constitucionais, mas também pelos erigidos pela doutrina, em uma abordagem geral em função da observância ao comando constitucional do devido processo legal. Sobre a prova, ou sobre o ato de provar, vários aspectos foram considerados visando estabelecer uma ligação entre prova, princípios e o julgamento no âmbito do PAF. Após essa análise, em uma perspectiva ampla do processo, o foco se dirige à solução do conflito no julgamento do processo administrativo. Nesse sentido, o estudo conclui pela necessidade, no convencimento do julgador, da presença da prova e não somente da existência de regras jurídicas positivadas, no caminho que leva o julgador, na esfera administrativa, à busca por uma solução justa em atenção ao devido processo legal e à busca da “verdade material”.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Tributário e Finanças Públicas, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/318
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Danuza Bento Gonçalves.pdf286.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.