Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3217
Título: Cargo em comissão e os princípios constitucionais que regem a administração pública: um exame sobre a administração regional de Taguatinga no ano de 2011
Tipo: Monografia de especialização
Autor(es): Espírito Santo, Marta Rocha do
Palavras-chave: Administração Pública;Nepotismo;Cargos Comissionados;Concurso Público;Princípios Constitucionais
Data do documento: 2013
Editor: IDP/EAB
Citação: ESPÍRITO SANTO, Marta Rocha do. Cargo em comissão e os princípios constitucionais que regem a administração pública: um exame sobre a administração regional de Taguatinga no ano de 2011. 2013. 53 f. Monografia de Especialização (Pós- Graduação em Direito Administrativo) Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.
Resumo: Análise sobre o ingresso no serviço público por meio dos cargos comissionados, levando-se em conta a história superficial do surgimento do Nepotismo no Brasil e observações sobre a distribuição aleatória e clientelista destes cargos que afrontam os princípios constitucionais que norteiam a Administração Pública, tais como, o Princípio da Continuidade do Serviço Público, o Princípio da Eficiência, da Moralidade, da Acessibilidade ao Cargo Público, dentre outros. Importância do concurso público para o provimento dos cargos no serviço público por pessoas que efetivamente tem conhecimento técnico para a realização de suas atividades administrativas e por poderem prestar um serviço público com qualidade e eficiência. Por fim, um estudo de caso sobre a influência desses fatores na Administração Regional de Taguatinga no ano de 2011
Analysis on entry into the public service through commissioned positions, taking into account the history of the superficial appearance of Nepotism in Brazil and observations on the random distribution of these positions and patronage that violate constitutional principles that guide public administration, such as the Principle of Continuity Public Service, Efficiency Principle of Morality, the accessibility to the Public Office, among others. Importance of public tender for the provision of posts in the public service by people who actually have technical knowledge to carry out their administrative activities and may provide a public service with quality and efficiency. Finally, a case study on the influence of these factors on the Regional Administration of Wansbeck in 2011.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3217
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ MARTA ROCHA DO ESPÍRITO SANTO_ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO ADMINISTRATIVO .pdf471.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.