Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3244
Título: Regiões Metropolitanas e saneamento básico: o trabalho conjunto dos entes da federação mostra-se como a medida mais adequada para a universalização do saneamento básico
Autor(es): Hernandes, Celso Alves
Palavras-chave: Regiões Metropolitanas;Saneamento Básico;Lei Complementar 14/1973;Competência dos Estados;Titularidade;ADI 1842;Estatuto da Metrópole
Editor: IDP/EAB
Citação: HERNANDES, Celso Alves. Regiões Metropolitanas e saneamento básico: o trabalho conjunto dos entes da federação mostra-se como a medida mais adequada para a universalização do saneamento básico. 31 p. Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.
Resumo: O artigo aborda alguns aspectos concernentes à instituição de regiões metropolitanas e seus reflexos no saneamento básico. O trabalho busca demonstrar que desde a Constituição da República de 1891, já havia previsões de acordos entre Municípios que foram fundamentais para a evolução da questão. Inicialmente, apresenta o histórico no Brasil das regiões metropolitanas, sua situação na Constituição Federal de 1988, e a competência dos Estados e Municípios. Procura ainda, a partir de uma perspectiva lógica elucidar ao leitor a importância da instituição de regiões metropolitanas para a melhoria dos serviços de saneamento2 básico com a cooperação e integração dos entes da Federação. Traz também o posicionamento do Supremo Tribunal Federal sobre a titularidade dos serviços de saneamento básico que em regra serão municipais, para os casos de municípios que não pertençam a nenhuma região metropolitana. No caso de regiões metropolitanas, os serviços públicos comuns serão geridos por um colegiado formado pelo Estado e pelos Municípios envolvidos, inexistindo transferência de competência para os Estados. Por fim, elenca as regiões metropolitanas existentes no Estado de São Paulo e a necessidade de integração e cooperação ente União, Estados, Distrito Federal e Municípios para se alcançar a universalização dos serviços de saneamento básico.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3244
Aparece nas coleções:Direito Público

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO - CELSO ALVES HERNANDES.pdf520.52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.