Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3245
Título: Sobrepreço nos pagamentos com cartão de crédito
Autor(es): Ribeiro, César Oliveira
Palavras-chave: Direito do consumidor;Cartão de crédito;Diferença de preços;Prática abusiva
Editor: IDP/EAB
Citação: RIBEIRO, César Oliveira. Sobrepreço nos pagamentos com cartão de crédito. 34 p. Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho visa perquirir se é abusiva a diferenciação de preços nos pagamentos com cartão de crédito. Para tanto analisaremos os conceitos legais e doutrinários de práticas e cláusulas abusivas no Código de Defesa do Consumidor, bem como as características da formação do preço. Veremos também as características do cartão de crédito como meio de pagamento e suas implicações, pontuando ainda como as decisões judiciais no Superior Tribunal de Justiça têm abordado o assunto. Por fim, definiremos o cartão de crédito como pagamento a prazo e veremos que a vedação ao sobrepreço cria um subsídio cruzado e onera todos os consumidores, de forma que é necessário possibilitar a diferenciação dos preços.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3245
Aparece nas coleções:Direito Público

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO - CÉSAR OLIVEIRA RIBEIRO.pdf499.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.