Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3256
Título: Há responsabilidade do estado, por omissão, quando em época de estiagem climática no fornecimento de água para a população? O caso de São Paulo
Autor(es): Pinto, Joelma Silvia Santos
Palavras-chave: Escassez de água;Estiagem;Concessionárias de serviço público;Responsabilidade Civil do Estado;Culpa Anônima
Editor: IDP/EAB
Citação: PINTO, Joelma Silvia Santos. Há responsabilidade do estado, por omissão, quando em época de estiagem climática no fornecimento de água para a população? O caso de São Paulo. 2016. 26 p. Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.
Resumo: O artigo tem por objetivo a análise da viabilidade ou não da aplicação da teoria da culpa anônima nas hipóteses de escassez quantitativa de água, em decorrência de estiagem climática, a partir do episódio do Município de São Paulo, nos últimos dois anos. Para tanto, será feita uma breve introdução sobre a quantidade de água potável no mundo e no Brasil, as causas da escassez, e a política adotada pelo Brasil para controlar o uso quantitativo e qualitativo do recurso ambiental, e para garantir a distribuição para toda a população. No que diz respeito à responsabilidade civil da concessionária, após uma breve introdução do instituto concentrar-se-á a análise do artigo na aplicação ou não da modalidade responsabilidade por omissão danosa à hipótese de estiagem climática, utilizando-se como exemplo a situação do Município de São Paulo.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3256
Aparece nas coleções:Direito Público

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO - JOELMA SILVIA SANTOS PINTO.pdf249.19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.