Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3273
Título: Das cláusulas exorbitantes do contrato administrativo
Autor(es): Teixeira, Alex Felício
Orientador(es): Rocha, Túlio Sobral Martins e
Palavras-chave: Direito Administrativo;Regime Jurídico Único;Contratos da Administração;Contratos Administrativos;Cláusulas exorbitantes
Editor: IDP/EAB
Citação: TEIXEIRA, Alex Felício. Das cláusulas exorbitantes do contrato administrativo. 2011. 71 f. Monografia de Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Administrativo) Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.
Resumo: O trabalho aqui apresentado tem como objetivo principal o estudo das cláusulas exorbitantes dos contratos administrativos. Primeiramente, deve ser reconhecida a existência do contrato administrativo como um contrato da Administração, sendo regido por um regime jurídico único, imposto pelo direito administrativo, cuja estrutura impõe e demanda a observância dos princípios da supremacia do interesse público, bem como da finalidade pública. As controvérsias sobre a admissão do contrato administrativo são intensas e ainda encontram divergências entre autores modernos. Entretanto, de um modo geral, após um breve estudo acerca das características dos contratos administrativos, apontado as suas semelhanças e diferenças do contrato privado, têmse o reconhecimento do contrato administrativo, no qual figura a Administração como parte interessada em concretizar fins de interesse público. Para tanto, com o escopo de atingir os fins a que se propõe, goza a Administração de poderes especiais, denominados cláusulas exorbitantes do direito comum, decorrentes da posição privilegiada da Administração Pública.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3273
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ALEX FELÍCIO TEIXEIRA.pdf432.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.